Portal Rio Preto
Minas Gerais

A cidade das montanhas
Meio Ambiente Notícias

Eleição do Comitê das Bacias Hidrográficas
dos Rios Preto e Paraibuna
Rio Preto participará no dia 13/03/2013 da eleição do Comitê das Bacias Hidrográficas dos afluentes
dos Rios Preto e Paraibuna.
No total são 48 vagas, entre titulares e suplentes, sendo 12 para os representantes do poder público estadual, 12 para os representantes dos poderes públicos municipais, 12 vagas para os usuários de recursos hídricos e 12 vagas para as entidades da sociedade civil.
Rio Preto participará com dois votos, elevando assim a nossa arrecadação de recursos para o município. É a Adminis-
tração do Prefeito Agostinho agindo com seriedade e competência.
A eleição acontecerá na Av. Barão do Rio Branco, 1843, 8º - Centro em Juiz de Fora.
Mais informações acesse:
http://comites.igam.mg.gov.br; cbhpretoeparaibuna@ymail.com e gecbh@meioambiente.mg.gov.br
Prefeitura Municipal de Rio Preto
Rua Getúlio Vargas, 27, Centro - Rio Preto/MG - CEP 36130.000
Tel. 3283.3850
Reciclagem do óleo comestível usado um dever de todos na preservação da natureza. Colaborem com esse projeto juntando todo o óleo usado em garrafas pets, telefone para 32.32833881 ou 32.84765006, fale com Rico, que será recolhido todo o óleo armazanedo.





Podas das Palmeiras imperiais da Praça Barão de Santa Clara
Através da Secretaria de Meio Ambiente foi pedido ao Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora que enviassem uma equipe de profissionais para realizar uma poda nas palmeiras imperiais da Praça Barão de Santa Clara, e o comandante do batalhão de Juiz de Fora acatando o pedido enviou sua equipe de profissionais que executaram o serviço a contento. Proporcionando assim um belo trabalho de revitalização destas palmeiras.
A população já começa a sentir a diferença!
Essa é a administração do Prefeito Agostinho
Trabalho, Dedicação e Competência
CODEMA
Aconteceu no dia 21/03/2013, no salão Nobre da Câmara Municipal de Rio Preto a reunião de posse do Conselho Mu-
nicipal - CODEMA-Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente, pela portaria nº 055/2013.
A reunião teve início com uma homenagem ao novo Papa Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis.
O Conselho fica composto por:
Presidente: Sarah Maria de Souza Pereira
Vice-Presidente: Ana Paula Dantas
Secretária: Monique Aparecida de Oliveira Delgado
O CODEMA é órgão colegiado, normativo, paritário, consultivo de assessoramento ao Poder Executivo Municipal e deliberativo no âmbito de sua competência, sobre as questões ambientais, opinar e assessorar o poder executivo mu-
cipal, suas secretarias, na questão relativa ao meio ambiente.
Inciativa Governamental Responsável
Constituir o CODEMA se faz necessário a medida que a problemática ambiental e a legislação ambiental específica refletem diretamente na gestão do espaço urbano e rurais, exigindo assim o desenvolvimento de políticas municipais que digam respeito a tais questões.
Sendo assim, no ápice de conscientização política sobre importância da descentralização da gestão dos recursos ambientais, tornou-se uma questão de consenso. Tornou-se clara a questão de que os principais problemas ambientais da cidade ocorrem a nível local, demandando ações específicas, pois tais ações conferem maior agilidade e transparência ao processo, além de incentivarem o exercício da prática democrática.
Dentro da sistemática de defesa do meio ambiente nacional temos vários órgãos especiais encarregados de auxiliar a Administração Pública, conforme disposto na Lei 6.938/81, que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente. Este importante conselho é um órgão consultivo e deliberativo no âmbito de sua competência, que deve assessorar o Poder Executivo do município nas questões ambientais . Este importante conselho é um órgão local do SISEMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente) e possui caráter deliberativo, consultivo e normativo.
Por que criamos o CODEMA?
Muitos problemas ambientais de Rio Preto, com seus decorrentes impactos sócio-econômicos, teriam sido evitados caso ocorresse uma atuação rápida do órgão local. A familiaridade com as questões sociais, econômicas, culturais e ambientais do município que os membros do CODEMA devem possuir, por vezes, acabam por preconizar um diagnóstico dos principais problemas enfrentados pelo município no que se refere ao cumprimento das leis ambientais e às suas especificidades municipais. Daí a importância da gestão ambiental no município, pois os principais problemas ambientais ocorrem a nível local, e há também uma tendência de descentralização da gestão dos recursos naturais.












1º Fórum Ambiental de Rio Preto - Minas Gerais
No dia 20 de abril de 2013, na Escola Municipa l Dr. José Rogério Moura de Almeida, será realilzado o 1º
Fórum Ambiental de Rio Preto, com palestras, apresentações teatrais, musicais e de coral, além de outras
atividades.
Programação:
08:00hs - Apresentação do Coral da ?Escola Municpal - sob a regência da Professora Maria Inêz Guimarães;
09:00hs - Teatro com os aalunos da Escola Municipal Dr. Afonso Pena Junor;
10:30hs - Apresentação Cultural do "Maculelê" com os alunos da Escola Municipal Dr. José Rogério Mojra de
Almeida, com o professor Josenmar de Freitas Gabriel;
11:30hs - almoço para os alunos - Exibição de vídeos ambientais.
À tarde palestras
13:00hs - Gestão e Oportunidades Ambientais na Atualidade
com o biólogo Gilberto de Souza Pereira
13:30hs - Crimes Ambientais
com a Polícia Florestal
14:00hs - Poluição das Águas
com Professor Daniel Maia
15:00hs - Apresentação das Maquetes e Animações
com os alunos do 8º e 9º ano do Ensino funcamental e Ensino Médio
16:00hs - Divulgação das logos vencedoras
Concurso da Logo - TEMA - Campanha de Coleta Seletiva (Participe!)
Encerramento - CAFÉ COM PROSA - Debate Livre
Realização: Conselho Municipal do Meio Ambiente CODEMA
Apoio: Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Agricultura
Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Rio Preto.

No dia 10 de junho reuniu-se, no Salão Nobre da Câmara dos Vereadores, o Conselho do CODEMA, para tratar do Programa de Incentivo às RPPNs.
O Sr. João Emídio Lima da Silva, presidente do Insituto Ambiental do Vale do Rio Preto, proferiu uma palestra, onde
explicou todo o processo para a criaçõ de uma RPPN e o Plano de Manejo.
Estiveram presentes 13 conselheiros e 06 visitantes.

Maiores informações sobre o tema você encontra nos links ao lado:
12 anos de Aliança
No dia 9 de junho de 1999 oficializava-se, em coquetel, a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, com a presença das equipes e dos presidentes da Fundação SOS Mata Atlântica e da Conservação Internacional.
A Secretaria de Meio Ambiente realizará nesta terça feira, dia 18 de junho, às 19 horas, uma Audiência Pública que tratará do Plano Municipal de Geranciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Será discutido a importância do mesmo para o município.
Foi assinado, na manhã desta quarta-feira (5), Dia do Meio Ambiente, na Cidade Administrativa, o acordo de cooperação técnica por meio do qual a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), O Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) passam a fazer a gestão compartilhada da fauna no estado de Minas Gerais.

Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Audiência Pública
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Administração realizaram nesta terça feira, dia 26/06, no salão da Camara Municipal, a Audiênica Pública para tratar do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. A Secretária de Meio Ambiente Dra. Sarah Maria Souza Pereira foi quem deu as boas vindas aos presentes e falou da Lei, recursos e benefícios para o município com a implantação do plano. A apresentação ficou a cargo do Chefe de Divisão e Técnico Ambiental Sr. José Ailton de Paiva ( o Peixe). Presidindo está importante audiência, o Prefeito do Município Agostinho Ribeiro de Paiva, a vice Prefeita Olgarina Machado, o Presidente da Câmara Eliando Aguiar, todos os Secretários Municipais, o Chefe de Governo Juvenal Vitor, o Diretor da Câmara Artur Fernando e o Sr. Ricardo Salles do Instituto IDDEIA, Gestor do Lixo.
A Bióloga Flávia Souza acompanhada da Técnica Ambiental Ana Lúcia, da Vallenge Consultoria, através da AGEVAP, articulou explicações sobre Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos a todos os presentes, respondendo, inclusive, as indagações do plenário.
Ressaltamos a presença em massa da população que lotou o salão nobre da câmara.
A participação de toda população é muito importante nessa conquista.
Afinal, cuidar do lixo é um dever de todos.

Ana Lúcia,Técnica Ambiental, Prefeito Agostinho e Flávia Souza, Bióloga










































1ª Reunião do CODEMA
O manejo inadequado dos resíduos sólidos urbanos, ainda, se constitui em um dos maiores problemas do país, a nova abordagem técnica da questão do lixo urbano preconiza a adoção de sistemas descentralizados, dentro de um planejamento integrado, que identifica os problemas, aponta soluções, as alternativas tecnológicas e estabelece os prazos de atuação.
O processo de elaboração do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PGIRSU) tem por premissa o trabalho integrado entre as áreas da administração pública e os setores da sociedade civil visando um trabalho e uma gestão participativa de forma a atender as características e especificidades locais. Assim, o Plano de Gerenciamento apresenta-se como uma ferramenta de administração da limpeza urbana.
Seu lixo é arte para
muitos


O que é um Comitê de Bacia? Os Comitês de bacias hidrográficas são a base da gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos no Brasil.
Quais as competências dos Comitês? Promover debates sobre questões hídricas. Arbitrar em primeira instância administrativa os conflitos relacionados com o uso da água. Aprovar e acompanhar a execução do plano de recursos hídricos da Bacia. Estabelecer mecanismos de cobrança pelo uso da água, sugerindo valores a serem cobrados e aprovando planos de aplicação de recursos oriundos da cobrança. Aprovar outorga de direito de uso de água para empreendimentos de grande porte e com potencial poluidor. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM ) é o orgão do Estado responsável por promover a Gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos em Minas Gerais, mediante apoio técnico à operacionalização e ao fortalecimento dos Comitês.
Reunião de Posse CBH Preto-Paraibuna










Presidente - Matheus Machado Cremonese. Vice- presidente - Mauricio Boaventura Bernardo. Secretário Executivo - Helder Alves de Souza. Secretária - adjunta - Romina de Paiva Torres.
Governo do Prefeito Agostinho
Trabalho
Dedicação
Competência
Posse Oficial na GT de Recursos Hídricos


RIO PARAIBUNA - Poluição e falta de recursos afetam rios mineiros. Comitê têm a missão de discutir e deliberar sobre a gestão local das águas, promovendo o debate sobre as questões hídricas.
- REUNIÃO DE MATIAS FOI UM DIVISOR DE ÁGUAS -
A cidade de Matias Barbosa sediou a 6ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Preto e do Rio Paraibuna – CBH Preto/Paraibuna, no dia 21 de novembro,em espaço cedido pela Câmara de Vereadores.
A reunião iniciou às 10 horas e foi conduzida pelo presidente do Comitê dos Afluentes Mineiros da Bacia Hidrográfica do Preto e Paraibuna, Matheus Cremonese. Estiveram presentes 24 conselheiros e 10 convidados, entre eles o Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Minas Gerais, Danilo Vieira, o prefeito do município vizinho de Rio Preto, Agostinho Ribeiro de Paiva e a represente do Instituto de Águas de Minas Gerais (IGAM) e Diretora de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia, Sra. Renata de Araújo.

Renata Araújo Diretora de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia , Mateus Cremonese presidente do Comitê dos Afluentes Mineiros da Bacia Hidrográfica do Preto e Paraibuna, Danilo Vieira presidente do CEIVAP, Joaquim Perota vice prefeito de Matias barbosa, Flavio Simões AGEVAP
Prefeito Agostinho e Joaquim Perota vice prefeio de Matias Barbosa


Na reunião uma extensa pauta foi cumprida pelos conselheiros, com destaque para a deliberação na plenária de duas importantes decisões: a elaboração de Decisão Normativa referente aos critérios para cobrança pelo uso dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica Preto/Paraibuna e, para gestão desses recursos, foi aprovado convênio com a agência equiparada Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).
Ao final, o presidente Matheus Cremonese se disse satisfeito com os avanços obtidos no encontro, uma vez que as decisões tomadas foram imprescindíveis para o avanço dos trabalhos do Comitê. "A tarefa agora", segundo Matheus, "é vencer as dificuldades burocráticas na liberação de recursos junto ao Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro)".
Já a Diretora de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia achou a discussão muito produtiva e com avanços consistentes para a estrutura financeira do Comitê. “É muito satisfatório quando a gente viaja de longe para uma reunião como essa e vê, ao final, resultados como os obtidos aqui”, afirmou Renata de Araújo.
O Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Minas Gerais destacou as aprovações dos critérios para cobrança pelo uso dos recursos hídricos na Bacia e o convênio com a agência equiparada muito importantes para a região. “O Comitê deu um passo importante. Parabenizo a todos pela reunião”, concluiu Danilo Vieira.
Dra. Sarah Maria Souza Pereira


A Secretaria de Meio Ambi-
ente realizou uma pequema
reforma no jardim da Capela
Mortuária, revitalizando as plantas ali existente.
A população riopretona gos-
taram muito dessa atitude já que este lugar é destinado ao adeus aos seus enteque-ridos, nada melhor do que ter uma boa impressão quanto aos cuidados com a Capela.
REFORMA DO JARDIM DA CAPELA MORTUÁRIA
Rio Preto participa ativamente das ações do Comitê de Bacias Hidrográficas – CBH Preto e Paraibuna PS1. A participação do Município no CBH se dá de uma forma incisiva. Com a participação ativa da Coordenadora da CTRH (Comissão Técnica de Recursos Hídricos), Sarah Maria Souza Pereira, nossa secretária de Meio Ambiente, trabalhando paraque seja concretizado o Regimento Interno desta Câmara, regimento este que disciplinará ações dentro do CBH Preto e Paraibuna PS1.
Dia 20 de Maio de 2014 participaremos da 1ª. Reunião Ordinária do CEIVAP no Rio de Janeiro, onde serão discutidas propostas de projetos executivos para os Municípios da Bacia do Rio Paraíba do Sul, como por exemplo, recursos vindos da Cobrança pelo uso da água. Entre outras pautas de grande relevância que serão encaminhadas para o
IGAM(Instituto de Gestão das Águas).

Grupo de trabalho da Comissão Técnica de Recursos Hídricos-CBH-Preto e Paraibuna PS1, em Juiz de Fora.
2º grupo de Polícia de Meio Ambiente (Florestal), pertence ao Cmd da 4ª Companhia de Policia Militar Idependente do Meio Ambiente e transito com sede em Juiz de Fora comandada pelo Tenente Coronel Sebastião Perpetuo Justino, com sede na cidade de Lima Duarte, MG o 2º Grupo de Policia do Meio Ambiente é comandado pelo SGT Leopoldo e composto pelos Policias Ambientais SGT Flavio, CB Cezano, Cb Luis, Sd Lemos e Sd Rolin responsáveis pelos municípios de Lima Duarte, Rio Preto e Santa Rita de Jacu- tinga, Olaria, Pedro Teixeiras, e Santa Bárbara do Monte Verde, além do Parque Estadual de Ibitipoca. Parque este que em 2013 completou 40 anos e recebeu o premio do 3 ponto turístico mais visitado da America Latina, aumentando assim nossa responsabilidade . Com uma enorme área territorial rural para patrulhar e fiscalizar os policias somam esforços detodos , sejam proprietários e produtores rurais, empresas privadas e população. Sem contar com as valorosas parcerias dos poderes Públicos Municipais, essa sintonia e estreitamentos de contatos e prestações de serviços é que condiciona o excelente trabalho da Instituição Policial Militar Ambiental. E quem ganha é a comunidade. Um bom exemplo disso é o que estamos vivendo aqui em Rio Preto , que além do trabalho preventivo já existente, na ultima quarta feira (14/05/14) teve uma ocorrência de destaque. A guarnição ambiental CB CEZANO e SD LEMOS foi solicitada, haja vista infratores de outro estado, estariam praticando caça predatória e apanha de pássaros silvestres , de imediato os policiais imbuídos da responsabilidade, desencadearam uma operação e prenderam três autores e apreenderam seis pássaros da fauna , vários instrumentos de apanha e caça. Os autores foram apresentados à autoridade policial em Juiz de Fora , e tiveram o veículo apreendido e todos objetos recolhidos, responderão pelo crime de caça , apanha e trafico de animais silvestres. Essas e outras apreensões e prisões, aplicações de multas e procedimentos administrativos elevam a sensação de segurança e credibilidade nas comunidades . Sem contar que de cada dez animais apreendidos somente três a quatro chegam ao destino final do tráfico. nosso trabalho é initerrupto para chegar no ponto mais inóspito da população e lograr êxito na missão mais nobre “ preservação do meio ambiente “ estamos trabalhando em conjunto a secretária do meio ambiente para disseminar informações e orientações no que se refere ao meio ambiente.



Preservar é um dever de todos, denuncie
Secretária de Meio Ambiente participou dia 20 de Maio, da 1ª. Reunião Ordinária do CEIVAP, no Rio de Janeiro, onde foram aprovadas várias delibera-
ções em favor dos Municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul e seus aflu- entes. Esteve presente o IAVARP (Instituto Ambi-
Ambiental Vale do Rio Preto). Defendemos a ela-
boração de Projetos Executivos também para os Municípios acima de cinco mil habitantes onde se
enquadra o nosso, porque a deliberação só con- templa os Municípios da Bacia do Paraíba do Sul com número de habitantes até cinco mil. Acredi-tamos que em tudo se deve procurar fazer inclusão e não exclusão, mesmo porque as dificuldades
Municipais são as mesmas.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Rio Preto – COMDEC, com apoio da Defesa Civil de Juiz de Fora, Corpo de Bombei- ros e Polícia Militar vem desenvolvendo um trabalho que visa preservar a vida e o bem estar de toda população.
Com o objetivo de Minimizar riscos, identificalos e tomar providências,através desta matéria, solicita- mos o apoio de todo cidadão e colaboração para evitarmos trabalhos urgentes e de ultima hora, em caso de uma emergência. Procure a Defesa Civil de Rio Preto, no endereço rua Dr. Experidião 112, embaixo da Câmara Municipal ou ligue 3283-3887 e 8412-7649, fale com o Coordenador de Defesa Civil do seu município. Em Rio Preto, f a l e c o m J o s é Ailton(PEIXE). Se informe, pergunte, denuncie, fis- calize com a gente. Se você identificar algum pro-blema na sua casa, na sua rua, no seu bairro... procure a Defesa Civil, Secretaria de Ação Social, Polícia Militar, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Secretaria de Meio Ambiente.
Não construa em áreas de riscos, não construa sem orientação Técnica, não faça escavações. Colabore. Você é o principal responsável por sua vida. E pode colaborar ainda mais para a vida de outras pessoas.
DEFESA CIVIL DE RIO PRETO – COMDEC. Com você podemos ser mais.

Coordenado pela Professora Livya Pires Nacarate dos Santos, a Escola Estadual Dermeval Moura de Almeida em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, representada pela Dra. Sarah Maria Souza Pereira, do Viveiro Municipal de Mudas, coordenado pelo Biólogo Gilberto Pereira e do CBH Rio Preto Paraibuna, representado pelo Seu Presidente Sr. Mateus Machado Cremonese, o Projeto Escolar Ambiental "Recompondo a Mata Ciliar do Rio Preto realizou sua palestra de abertura, levando ao conhecimento dos alunos das escolas Estadual Dermeval Moura de Almeida e municipal Dr. Rogério Moura de Almeida, através de vídeos e temas levantados pelos palestrantes da importância da recomposição da Mata Ciliar do Rio Preto. Um mutirão deverá ser programado para o replantio de árvores nativas, visto que um das necessidades vitais da sobrevivência humana - a água, apresenta risco iminente de escassez.
Segundo a Coordenadora Professora Livya este tema será assuntos a ser discutido em todas as disciplinas ministradas nos colégios, numa tentativa de conscientização e proliferação pela massa jovem de nossa cidade da importância desta iniciativa, por sinal grandiosa e precursora em nossa região.
Na ocasião houve distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas do Viveiro Municipal.
Participaram da palestra a Secretária de Educação, Esporte e Lazer Sra. Adriana Rosa, o Diretor da Escola Estadual Dermeal Moura de Almeida Sr. Amarildo, a diretora da Escola municipal Dr. Afonso Pena Júnior, Sra. Wleyde, a Secretária de Cultura Sra. Ana Paula, o Professor de história Josemar Gabriel, e a representante da EMATER Regina Fernandes.
Recompondo a Mata Cilar do Rio Preto

Projeto Circuito Tela Verde



A Secretaria de Meio Ambiente liderada pela Dr. Sarah Pereira apresetou em audiência na Câ-
mara de Vereadores de Rio Preto, um projeto que visa a divulgação por mídia cinematografica independente - Circuito Tela Verde - onde a população envolvida mostra em vídeos a situação da região no tocante a degradação e os problemas causados ao meio ambiente e a intensão de reverter a situação atual, levando ao conhecimento da população da necessidade de proteger os rios, fauna e flora.
O Projeto conta com 21 filmes e 32 curtas metragem todos produzidos pelos municípios envol-
vidos neste projeto e feitos independentementes.
Estes filmes sarão apresentados à população de Rio Preto através de um cronograma ainda a
ser divulgado por esta secretaria.
O Circuito Tela Verde – CTV é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental -DEA, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC do Ministério do Meio Ambiente - MMA, realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual - SAv do Ministério da Cultura. O CTV promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país.
O objetivo da Mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias. O Circuito Tela Verde procura atender às demandas de inúmeras instituições que buscam, no Ministério do Meio Ambiente, materiais que subsidiem suas ações de Educação Ambiental.
Adminstração do Prefeito Agostinho
Trabalho
Dedicação
Competência
Secretaria de Meio Ambiente - Projeto Cidade Limpa
Usina de Triagem e Compostagem de Lixo:
A administração da Cidadania em parceria com a Secretaria de meio Ambiente e a Secretaria de Saúde, através Vigilância em Saúde vem implementando o projeto "Cidade Limpa" E em poucos dias de ação já colheram seus frutos chegando ao índice de 46,73% de coleta e reciclagem do lixo da cidade, com aproveitamento total do rejeito. Derrubando índices de várias cidades mineiras. Cidade limpa significa, cidade prevenida contraos virus da dengue, zika e chikungunya.
A Parceria com a Secretaria de Saúde através da Vigilância em Saúde está fazendo uma faxina na cidade retirando todo o lixo acumulado nas residências de toda a cidade e também vem ministrando palestras nas escolas e comunidades, melhorando assim a qualidade de vida da população. Cidade Limpa se ligue nesta ideia, participe!
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |

Declaração
Amlgos Rio Pretanos, neste momento estou bastante emocionada e gostaria de agradecer principalmente ao prefeito Agostinho Ribeiro de Paiva pela oportunidade ímpar de ter confiado em mim para sua Secretaria de Meio Ambiente. Nesta secretaria pude desenvolver vários projetos Ambientais e conhecer e vivenciar a trajetória do comitê de Bacias Hidrográficas CEIVAP e principalmente Preto e Paraibuna. PROJETOS que Me proporcinaram reconhecimento público através desta medalha Alferes Tiradentes , a qual quero dividir com Peixe, Gilberto Pereira, Ana Paula Dantas, Luciano Cunha, IAVArP e EMATER. Agradeço a todos que me deram apoio,enfim que me proporcionaram esta importante homenagem.
Obrigada Gilberto pelo Seu incondicional apoio.
Secrataria de Meio Ambiente é Homenagiada com Medalha do Instituto Tiradentes

Levando às escolas municipais material de apoio para os alunos, alertando sobre o problemas do lixo.

Palestra em salas de aula do município.

A Secretaria implantou vários abrigos para colocação de lixo.

Levando às escolas municipais material de apoio para os alunos, alertando sobre o problemas do lixo.