top of page

AGENDA DO TURISMO

Passeio Ecológico

Grupo Conhecendo Nossas Serras

 



Serra do Funil
Localizada a 19 Km do município de Rio Preto a Serra do Funil é uma ramificação da Serra da Mantiqueira. Chama-se assim porque o Ribeirão SantAna que nela passa some misteriosamente dentro das pedras e reaparece 50 m à frente. Muitas belezas naturais existem na Serra do Funil: a Gruta do Funil localizada a 1.104 m no seu ponto mais alto a Cachoeira Ronco do Leão e a queda dágua Ninho da Égua. Sua vegetação possui toda a beleza e exuberância da Mata Atlântica. A onça jaguatirica o lobo guará o macaco sauá e aves como o anum a coruja do mato a siriema e o gavião habitam a região. Os visitantes devem acrescentar à beleza do local uma paradinha no Funil lugarejo ao pé da Serra com cerca de 400 habitantes onde poderão escutar os muitos casos de lendas e mistérios que envolvem a Serra e tomar uma boa cachacinha comendo um delicioso franguinho caipira.

AVENTURA   &   RESISTÊNCIA

ADRENALINA   &   ADMIRAÇÃO

40 fOTOS

AVENTURE-SE!  

VENHA  CONHECER  NOSSAS  SERRAS

Informações  CAT - Centro de Atendimento ao Turista - Tel. (032)35129224

Prefeitura Municipal de Rio Preto
Rua Getúlio Vargas, 27, Centro - Rio Preto/MG - CEP 36130.000

Tel. 3283.3850.

LANÇAMENTO DA REVISTA PARADEIROS MANTIQUEIRA

Maurício Brasilli

Editor da Revista

 

Paradeiros Mantiqueira, a Revista de Turismo, nasce dos olhares atentos do Webdesign Maurício Brasilli que apaixonado pelas belezas da nossa serra transcendeu ao egoísmo em só apreciar as belezas das paisagens da Serra da Mantiqueira, passando a imprimi-las em uma revista de alta qualidade para a apreciação de todo o povo desta terra.
Rio Preto foi escolhida para sua primeira edição onde teve todo o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, as quais já estavam empenhadas em alavancar o turismo em nossa região.

A revista percorrerá a serra em busca de histórias, belezas e conforto, descobindo uma gente especial que escolheu habitar seus lugares mágicos.

Felipe Teixeira, Jaques Marques e

Paulo Assis de Bom Jardim

Gil Cunha e Carlos Mineiro, de Sta Rita.

Pedro Graça e Maria Aparecida, de Valença

Pedro Graça, Cristiano e Paulo Coelho

Anax, Regina, Silvonei e Dra.

Sarah

Luciano, Ana Paula, Maurício, Cristiano, Prefeito Agostinho e Pedro Graça.

Convidado

Marcio Antônio, presidente dos

Circuitos da Serra de Ibitipoca.

5ª CAMINHADA NA NATUREZA - CIRCUITO RPPN “SÃO LOURENÇO DO FUNIL”

 5ª CAMINHADA NA NATUREZA - CIRCUITO RPPN “SÃO LOURENÇO DO FUNIL”

        No dia 27 de julho de 2013 aconteceu a ”V CAMINHADA NA NATUREZA – CIRCUITO RPPN SÃO LOURENÇO DO FUNIL”. O evento faz parte do calendário anual da ANDA BRASIL, instituição que coordena caminhadas ecológicas em nível de Brasil e é filiada à FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ESPORTES POPULARES, com sede na França.

         A concentração para o início da caminhada foi na Pousada “MIRANTE  SANTO ANTÔNIO”, no km 16 da estrada Rio Preto/Funil, a partir das 08:00 horas. A caminhada não é competitiva, tem um percurso de baixa dificuldade, com 5 km (cinco quilômetros) de ida e 5 km de volta, com paradas na sede da RPPN “SÃO LOURENÇO DO FUNIL” e na cachoeira “SETE QUEDAS”. Na abertura da caminhada contamos com as presenças  da Secretária de Meio Ambiente e do Secretário de Turismo de Rio Preto, de um técnico de meio ambiente  e do web designer da Prefeitura Municipal.

        A Secretária  de  Meio Ambiente, Dra. Sarah, falou sobre a importância dos recursos hídricos, bem como a responsabilida-

 de de todos  quanto à preservação de tudo de bom que temos em Rio Preto. Deixou grande painel para os participantes da 5ª Caminhada , com  a representação de um tronco de árvore a ser completado com folhas onde todos poderiam deixar suas  mensagens ambientais.

          O Secretário de Turismo participou de toda a caminhada, acompanhando e orientando os demais caminhantes.

          A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma ambulância e equipe técnica para atender a eventuais necessidades.

          A Secretária de Cultura enviou para os caminhantes áudio visual sobre Auguste de Saint-Hilaire contendo informações sobre a região.

           Durante a caminhada foi realizado o “II Concurso de Fotografia da Natureza”, com premiação para os seis primeiro colocados e a exposição de fotos do ‘’I CURSO DE FOTOGRAFIA DA NATUREZA”, ministrado pelo renomado fotógrafo EVANDRO RODNEY, do IEF/MG.

         Dentre os 43 caminhantes, moradores dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e um residente em Saettle, nos Estados Unidos.

         Os eventos alcançaram pleno êxito e muito serviram para a divulgação do imenso potencial do Município de Rio Preto/MG, representado principalmente pelo seu invejável patrimônio natural e cultural, pela sua história e pela cordialidade do seu povo. 

Premeação do 1º ao 6º colocado.

Técnicos do SPEC mapeam a Gruta do Funil

Nos dias 24 e 25 de agosto Heitor Cintra, Edson Campeline e Andréia Alves, pesquisadores do SPEC (Sociedade Carioca de Pesquisas Espeleológicas) e em parceria com a NPA - Núcleo de Pesquisas Arqueológica de Andrelândia receberam a missão de realizarem o trabalho de mapeamento e catalogação das Grutas do Circuito Serra do Funil.

Antes de começarem os trabalhos eles enfrentaram uma longa bateria de exigências burocraticas com a Secretaria do Meio Ambiente e com  Pároco Padre Flávio, por ser a gruta de propriedade da Mitra de Juiz de Fora.

Por volta das 15:00 se dirigiram a gruta do Funil acompanhados pelo Secretário de Turismo Sr. Luciano Cunha e pelo Chefe de Divisão de Comunicação Sr. Admilson Augusto e realizaram os primeiros procedimentos para o mapeamento dessa gruta e continuaram suas tarefas no dia seguinte.

Segundo o Sr. Heitor Cintra, professor da UniverCidade, Centro Universitário da Cidade, eles esperam encontrar gravuras rupestre em alguma gruta de nossa região,  como também esperam encontrar algumas espécies de troglóbios que são animais restritos ao meio subterrâneo, incapazes de completar seus ciclos de vida fora das cavernas. Dentre estes, podemos citar algumas espécies de peixes como os lambaris, anelídeos, insetos, crustáceos e  aracnídeos.

O Sr. Heitor Cintra foi um dos responsáveis pelo mapeamento das grutas do Circuitos de Ibitipoca.   Esse trabalho, aqui em Rio Preto, deve levar alguns meses.

Talentos do Brasil Rural

Depois de várias abordagens  e tomadas de decisões o  Projeto Talentos do Brasil Rural passou por  um longo período de estagnação em suas as ações.  Agora, o Ministério do Turismo sinaliza a retomada das ações e em parceria com o  Ministério do Desenvolvimento Agrário e SEBRAE Rio Grande do Sul,  envia  uma consultora para avaliar a situação do projeto do circuito -  Santa Rita de Jacutinga/Rio preto. Ela também irá orientar e coordenar  todos os envolvidos  neste projeto; agricultores familiares,  produtores, artesãs, pousadas e outros  agregados ao programa, ajustando as ações para a realidade atual, direcionando  os trabalhos para que se possa concluir todas as tarefas e assim  afiliar a  nossa região a este projeto.

A consultora Andréia Roque chega a Rio Preto no dia 29 deste mês e logo no dia seguinte se reunirá com o grupo gestor do projeto e  depois realizará  um tour pelo circuito  para avaliação e, talvez, ajustar as ações para agregar nossa região ao programa.

O grupo gestor deste projeto está composto pelos Secretários de Agricultura Anaximandro Cominetti, Secretário de Turismo Sr. Luciano Cunha Escrivani, Secretária de Cultura Ana Paula Dantas, Secretária de Meio Ambiente Sarah Maria Souza Pereira, o estencionista da EMATER Rio Preto Sr. Jorge Meireles Daud, todos de Rio Preto  e  Vanderlei Alencastro Fonseca, Secretário de Turismo e Cultura , Ângela Vilela, Coordenadora de Artesanato e Deiler Nelson Maia Solto, estencionista do EMATER estes de Santa Rita de Jacutinga  e o Márcio Lucinda Lima da Associação dos Municípios Serras de Ibitipoca.

O Talentos do Brasil promove e estimula a troca de conhecimentos, valorizando a identidade cultural, promovendo a geração de emprego e renda e agregando valor à produção de grupos de artesãos rurais. Desenvolvido pelo MDA/SAF, o Talentos do Brasil apoia a estruturação de grupos produtivos de forma sustentável, focada no mercado e na gestão participativa.

                            

O Talentos do Brasil conta com a parceria da Caixa Econômica Federal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit), Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), agência alemã de cooperação técnica GTZ e Ministério do Turismo.

Visita da Consultura SEBRAE/RS Andréa Roque à Rio Preto

Como foi anunciado pela Comissão do Programa Talentos do Brasil Rural de Rio Preto e Santa Rita, esteve aqui em nossa cidade,

no dia 30/11/2013, a Consultora do SEBRAE/RS para dar continuidade nas ações que antecedem este evento.

Conforme entrevista com o Sr. Luciano Cunha Escrivani a Consultora Raquel Roque ficou encantada com que encontrou aqui em nossa cidade. Visitou a feirinha da praça e depois seguiu para às pousadas localizadas no Funil. Ela  comentou  que não esperava encontrar pousadas com a instrutura e investimento como as que viu na Serra do Funil e que Rio Preto está preparado para receber turistas de todo o mundo. Ressaltou que o serviço e o atendimento nas pousadas é excelente e que gostou muito do que viu, incusive do pitorestico lugarejo do Funil, com sua gente, suas casas, seus artesãos, um encanto de lugar, segundo Raquel Roque. Ficou tão  fascinada pelo povoado do funil que inclusive pernoitou na Pousada do Funil, do nosso amigo Gustavo.

Depois em reunião com os membros envolvidos nesse prejeto, o Sr. Luciano Cunha, Secretário de Turismo, Sarah Pereira, Secretária de Meio Ambiente,  Ana Paula Secretária de Cultura, Anaximandro, Secretário de Agricultura, Estencionista do SEBRAE/Rio Preto Sr. Jorge Meireles, Sr. Deiler, estencionista do EMATER de Santa Rita e o Sr. Márcio Luncinda presidente da Associação dos Município da Serra de Ibitipoca,  prestou  todos os esclarecimentos e orientações  nececessarios a cada secretaria para que se possa retornar, com força total, todas as ações voltadas a este projeto. Ela deixou  claro que em janeiro virá um fotógrafo profisssional para para fazer uma cobertura de todo o circuito para que possa projetar nosso roteiro nas mídeas do Brasil. Também deixou claro que será repassada uma verba no valor de R$ 62.000,00 em subsídios para treinamento e divulgação do circuito. Também fez a promessa de que será realizado um Wokshop Talentos do Brasil Rural, aqui em Rio Preto, em breve.

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Rio Preto Transparente

Aventuras Cauré, Informe.

Pequeno resumo da história:Devido ao crescente volume de riqueza explorado na região das Gerais, a Coroa Portuguesa procurou garantir o seu controle e fiscalização de maneira severa, instalando postos de inspeção(Registros) para arrecadar os diversos tributos sobre minerais (notadamente ouro e diamantes), mercadorias, escravos e animais (cavalos, muares, bovinos) em trânsito, instituindo mais tarde as chamadas Casas de Fundição e mantendo na região dois destacamentos de cavalaria, os chamados Dragões das Minas, além de um terceiro, no Rio de Janeiro.A partir da abertura do Caminho Novo, tornado via oficial, foram aí concentrados os Registros, proibindo-se a utilização das demais vias, consideradas como "descaminhos" e rigorosamente punidos como tal.

A partir da segunda metade do século XVIII registrou-se o declínio da produção mineral no distrito das Minas, o que, durante o consulado pombalino, levou a uma intensificação da política fiscal e a uma insatisfação que conduziu à Inconfidência Mineira.

Com a proclamação da Independência do Brasil, no início do século XIX, esses caminhos tornam-se livres, vindo a constituir, com a riqueza proporcionada pela lavoura do café, os principais eixos de urbanização da região Sudeste.Assim, os contrabandista buscavam rotas alternativas para fugir da cobrança do fisco que era de 1/5 de toda a produção de ouro e esmeraldas extraídas em solo brasileiro. Na Serra da Mantiqueira (A serra tem uma formação geológica datada da era arqueana que compreende um maciço rochoso que possui grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude, ao longo das divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Na Serra da Mantiqueira existem diversas unidades de conservação, como a área de proteção ambiental Serra da Mantiqueira, dividida entre os três estados, o Parque Nacional de Itatiaia, dividido entre Minas e Rio, e os Parques Estaduais Serra do Brigadeiro e Serra do Papagaio (Minas) e Campos do Jordão, São Paulo) e na Serra da Bocaina ((Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro; São José do Barreiro, Areias, Cunha e Ubatuba em São Paulo), o parque é uma das maiores áreas protegidas da Mata Alântica. Dentre seus principais atrativos turísticos destacam-se o Caminho de Mambucaba , mais conhecido como Trilha do Ouro, as cachoeiras de Santo Izidro, das Posses e do Veado, a Pedra do Frade, e a Praia do Caixa d'Aço.) eles abriram caminho (chamado na época "descaminho") e hoje conhecida como "a rota do contrabando" nela enfrentaram os nativos índios da região, mas fugia da fúria da milícia portuguesa.Atualmente essa rota começou a despertar o interesse dos aventureiros de emoções determinados a fazer esse percurso, conhecer e sentir na prática como esses tropeiros conseguiram fazer tamanha façanha.Vejam esses relatos, interessantes:

http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/listagem/72-guia-de-trilhas-do-parna-serra-da-bocaina-rj-sp/889-trilha-do-ouro

http://www.mochileiros.com/por-todos-os-caminhos-da-estrada-real-caminho-velho-dos-diamantes-do-sabarabucu-caminho-novo-t76339.html

O Secretário de Turismo, Luciano Cunha e os organizadores do evento Rota do Contrabando fizeram no dia 15/03,  no trecho  em Rio Preto, o levantamento e o reconhecimento do percurso desta rota. Vamos que vamos! O turismo está batendo em nossa porta! Será um percurso fascinante e boa parte dele feito em trilhas!

SAÍDA: 20 JULHO DE 2014.”Juiz de Fora nasceu com o caminho do ouro, que saía de Ouro Preto com destino ao Porto do Rio de Janeiro. Para escapar da cobrança do "quinto", em diversos momentos desta rota, este ouro era desviado (o chamado, descaminho), e parte dele atravessava a Serra da Bocaina com destino a Paraty.É pra lá que vamos levar vocês, cruzando 3 estados brasileiros (MG, SP, RJ) e em muitos momentos passando por trilhas originalmente abertas pelos índios, que ainda guardam as pegadas de antigos bandeirantes, tropeiros e, agora, dos primeiros 20 bikers a fazê-lo.RESERVE JÁ SEU ESPAÇO (os bikers serão selecionados de acordo com o nível de dificuldade do percurso).

Empresários de Rio Preto participam de Central de Negócios

 

Empresários de Rio Preto se mobilizam na busca de alternativas para avançar rumo ao sucesso do turismo em nossa região e todos os presentes na reunião da Central de Negócios realizada pelo grupo Rede Ibitipoca Turismo e Hospitalidade, em Lima Duarte se mobilizaram em unir seus CGCs na criação da primeira Central de Negócios de Rio Preto .

Oito comerciantes de Rio Preto e quatro de Santa Rita de Jacuntinga presentes a esta reunião transpassaram barreiras invisíveis de objeções que há muito tempo impera em nossa região e se empenharam em vencer mais esse desafio.

Houve momentos de manifestações de alguns participantes por acharem que a reunião não estava lhes acrescentando coisa alguma mas foram fortalecidos pelas palavras da Consultora Andrea Roque e dos realizadores da Rede Ibitipoca Turismo e Hospitalidade com suas experiências e suas ideias amadurecidas sobre a Central de Negócios, que é um empreendimento do SEBRAE, que nada mais é do que uma associação cooperativista entre pessoas, uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae Nacional que estimula a cultura da cooperação a fim de fortalecer pequenos grupos de empresários do mesmo segmento, esta ação representa o caminho certo para o sucesso de muitos empresários, inclusive os de Rio Preto.

A Central de Negócios que se propõem alinhavar se chamará Central de Negócios do Vale do Rio Preto, incorporando comerciantes  dos municípios de Rio Preto e Santa Rita de Jacuntinga.

A Consultora do SEBRAE, Andreia Roque, representante do Talentos do Brasil Rural nos presenteou com o lançamento do biscoito Segredo, do projeto Talentos do Brasil Rural fabricado em Rio Preto pela participante Da. Osana, do sítio Ara-Pro-Nobis.

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto MinasRio Preto Minas

Rio Preto MinasRio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Rio Preto Minas

Empresários de Rio Preto:

Paulo Coelho, da Toca do Coelho; Osana, do Sítio Ara-pro-nobis; Paulo Crivano, da Pousada Mato Limpo; Cristiano, da Pousada Mirante Santo Antonio; Leila, da Pousada do Tiê;  Sergio Terra, do Pesqueiro Serra  Verde; Duque, da Pousada e Restaurante do Duque; João Emídio e Da. Marilda, da RPPN de São Lourenço do Funil.

Empresário de Santa Rita de Jacuntinga:

Gil Cunha, da Pousada Meu Canto; Elizangela Alves, do Restaurante Ponto de Encontro; Sr. Francisco, do Alambique; Sr. Robeto, do Laticinio Santa Rita

 

Andrea Roque lançando o Biscoito Secreto,

do Ara-Pro-Nobis, projeto do Talentos do

Brasil Rural.

Rota do Contrabando

SENAR-Serviço Nacinal de Aprendizagem Rural

UMA PARCERIA SINDICATO RURAL E SENAR

vem  proporcionando aos trabalhadores rurais

de Rio Preto ótimas oportunidades de capaci-

tações em diversas áreas do conhecimento   e

agora incrementando ainda mais com esse cur-

so-        Condutor em Trilhas e Roteiros.

 

 

Secretaria Municipal de Turismo

Rio Preto - Minas Gerais.

Fernanda, Turismóloga do SENAR

Luciano, Secretário de Turismo de Rio Preto

   Secretaria Municipal de Turismo de Rio Preto realiza o 1º Trilhão de Mountain Bike

1º Trilhão de Mountain Bike de Rio Preto - Sucesso Total

O 1º Trilhão de Mountain Bike de Rio Preto

 

Como haviamos anunciado o 1º Trilhão  -  Roda do Contrabando de Ouro de Rio Preto seria muito emocionante. Subidas e descidas acentua- das , adrenalina total.  Mais ainda devido ao tempo chuvoso ter deixado a pista escorregadias e com muitas pedras, lama,  travessia de riachos e pinguelas, cachoeiras. Teve alguns tombos mas nada grave, graças a Deus. A mulherada esteve presente ao movimento mostrando garra e determinação, se cuidem marmanjões! A galera maneiríssima, alegres e irradiantes, tudo de bom. E o almoço no Cantinho Rural, do nosso amigo Antônio Marcio estava ótimo. Tudo que a galera precisava depois de tanta adrenalina na trilha. E não deixando de citar a boa interação entre todos, a amizades iniciadas que só num movimento como esse, cicloturismo, consegue atrair. Um ajudando o outro, incentivando, dando apoio.  

Galera, Aventuras Cauré agradece a todos pela participação e com muita emoção encerra esse relato e que em breve  possamos está juntos em outro movimento. Obrigado a todos.  Acompanhe nossas aventuras no facebook: riopretominasturismo

Acompanhe também!

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

Rio Preto Minas Turismo

No dia 25 de julho, foi realizada a VII Caminhada na Natureza. Uma iniciativa IAVARP, com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Preto, das secretarias de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Preto e a EMATER.

Este ano a caminhada teve uma brilhante novidade a Oficina de Leitura com textos de Saint'Hilaire. Uma iniciativa que dá uma arrancada para o I Simpósio do Bicentenário Comemorativo pela passagem do Naturalista Frances em terras mineiras. E o IV Concurso de Fotografia foi sucesso total. 

No próximo ano 2016 vai ser realizado o Bicentenário da passagem de

August Saint'Hilaira por terra mineiras. Esse encontro vai ser um marco de cultura e hitória em nossa região.

Os realizadores contam com a presença de entidades do Estado e muitos convidados vindos do exterior para o Simpósio, onde vai ser  discorrido os textos e matéria feitas por esse historiador, rica em conhecimento de nossas raízes.

VII Caminhada na Natureza.

Water Droplets

Water Droplets

Describe your image here

Budding Tree

Budding Tree

Describe your image here

Fallen Apples

Fallen Apples

Describe your image here

Cherry Blossom

Cherry Blossom

Describe your image here

Ray of Light

Ray of Light

Describe your image here

Bloom

Bloom

Describe your image here

Dew

Dew

Describe your image here

Tranquil forest

Tranquil forest

Describe your image here

Lilly Pond

Lilly Pond

Describe your image here

A  Empresa  AP-Adevan  Pereira  Assessoria  Esportiva, com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio

Preto, através da Secretaria de Turismo, promove o primeiro da série Correr no Mato Séries 2015 na Serra do Funil no dia 17 de outrubro deste ano. 

 

A AP Assessoria Esportiva é uma empresa que presta serviços através da atividade física, de forma profissional, lúdica e interativa.

Promovemos a saúde, desenvolvendo sempre o equilíbrio do corpo em um contexto completo, integrando estilos  e faixas sociais distintas e um só bloco da sociedade.

Os benefícios vão desde a melhora da saúde,  melhora da auto estima, bem estar e uma significativa integração social.

Alcançamos nossos objetivos desenvolvendo e aprimorando modalidades esportivas, fazendo com que os nossos alunos sintam, vejam e principalmente, através de uma reavaliação, comprovem o seu real estado de melhora.

Todas as pessoas em bom estado de saúde podem participar das atividades, bem como as empresas que possam oferecer os serviços da AP aos seus colaboradores.

Os resultados alcançados pela AP, são demonstrados com o emagrecimento de cada cliente, redução dos índices de complicações nos exames laboratorias, tais como colesterol e glicemia, redução dos índices de atestados no âmbito laboral, melhora da produtividade no trabalho e a auto estima.

A busca do conhecimento, a experiência adquirida através de estudos, atualizações e reciclagem, possibilitam excelente atuação da AP, permitindo sempre atingir os desafios  propostos. 

 

 

AdevanPereira

DiretorGeral

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física

Cel: 21 99601 5030Especialista em Fisiologia do Exercício,

Reabilitação Cardíaca, Membro Fundador da ATC-Rio (Ass.

dos Treinadores de Corridas do Rio de Janeiro) 

CREF 13: 003508 BA

 

Mais informações click nos links abaixo.

APOIO  PREFEITURA   MUNICIPAL   DE   RIO  PRETO

 

 

TRABALHO

                                    DEDICAÇÃO

                 

                                                                       COMPETÊNCIA

 

PARTICIPEM !  CORRAM!   MAS . . . .PRESERVEM A NATUREZA!

Secretaria de Turismo

                       Secretaria de Cultura

Prefeitura Municipal de Rio Preto  -  Adevan Peireira  -   Pousada de Selva Mato Limpo

Correr no mato séreies - II Etapa

Adevan Pereira e Pousada de Selva Mato Limpo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Preto, lançaram oficialmente a II Etapa de Correr no Mato Séries a ser realizada no dia 30 de julho com partida e chegada na Pousada de Selva Mato Limpo. 
Estiveram presente a este evento o Prefeito do Município o Sr. Agostinho Ribeiro de Paiva, vereadores, a Polícia Militar, a turma do Trail Run de Rio Preto e outros adeptos de corrida. 
O Adevan Pereira, organizador, falou sobre a importância do evento para a cidade de Rio Preto, o Sr. Paulo Crivano, da pousada, ressaltou sobre o aspecto do turismo rural e o evento.

Correr no Mato Séries - 1ª Etapa

Rio Preto sediou o evento de aniversário de  "Os Bons Companheiros - Motoclube"

 

Rio Preto acolheu Os Bons Companheiros em sua 18ª comemoração de aniversário e foi agraciado com um turma da mais alta qualidade e educação. A cidade nunca sediou um evento como esse. Só temos a agradecer a presidenta Nancy, o presidente da AMO e a todos os integrantes deste imenso Clube pela escolha de nossa cidade, estamos maravilhados. Veio gente dos mais longe recanto do Brasil prestigiar o evento e conhecer a cidade. Estamos orgulhosos de tê-los recebidos e a cidade satisfeita pela organização e pelo retorno econômico que esse evento proporcionou. 
Rio Preto sede de Mega Eventos!

Rio Preto a sua cidade!

_DSC5240.jpg

_DSC5240.jpg

_DSC5239.jpg

_DSC5239.jpg

_DSC5237.jpg

_DSC5237.jpg

_DSC5236.jpg

_DSC5236.jpg

_DSC5238.jpg

_DSC5238.jpg

_DSC5235.jpg

_DSC5235.jpg

_DSC5234.jpg

_DSC5234.jpg

_DSC5233.jpg

_DSC5233.jpg

_DSC5232.jpg

_DSC5232.jpg

_DSC5231.jpg

_DSC5231.jpg

_DSC5230a.jpg

_DSC5230a.jpg

_DSC5229a.jpg

_DSC5229a.jpg

_DSC5230.jpg

_DSC5230.jpg

_DSC5229.jpg

_DSC5229.jpg

_DSC5228a.jpg

_DSC5228a.jpg

_DSC5228.jpg

_DSC5228.jpg

_DSC5227a.jpg

_DSC5227a.jpg

_DSC5227.jpg

_DSC5227.jpg

_DSC5226a.jpg

_DSC5226a.jpg

_DSC5226.jpg

_DSC5226.jpg

_DSC5224.jpg

_DSC5224.jpg

_DSC5225.jpg

_DSC5225.jpg

_DSC5223.jpg

_DSC5223.jpg

_DSC5222.jpg

_DSC5222.jpg

_DSC5217.jpg

_DSC5217.jpg

_DSC5216.jpg

_DSC5216.jpg

_DSC5221.jpg

_DSC5221.jpg

_DSC5215.jpg

_DSC5215.jpg

_DSC5214.jpg

_DSC5214.jpg

_DSC5213.jpg

_DSC5213.jpg

_DSC5212.jpg

_DSC5212.jpg

_DSC5211.jpg

_DSC5211.jpg

_DSC5210.jpg

_DSC5210.jpg

_DSC5208.jpg

_DSC5208.jpg

_DSC5209.jpg

_DSC5209.jpg

_DSC5207.jpg

_DSC5207.jpg

_DSC5206.jpg

_DSC5206.jpg

_DSC5205.jpg

_DSC5205.jpg

_DSC5204.jpg

_DSC5204.jpg

_DSC5203.jpg

_DSC5203.jpg

_DSC5202.jpg

_DSC5202.jpg

_DSC5201.jpg

_DSC5201.jpg

_DSC5200.jpg

_DSC5200.jpg

_DSC5199.jpg

_DSC5199.jpg

_DSC5198.jpg

_DSC5198.jpg

_DSC5197.jpg

_DSC5197.jpg

_DSC5196.jpg

_DSC5196.jpg

_DSC5195.jpg

_DSC5195.jpg

_DSC5194.jpg

_DSC5194.jpg

_DSC5193.jpg

_DSC5193.jpg

_DSC5192.jpg

_DSC5192.jpg

_DSC5191.jpg

_DSC5191.jpg

_DSC5190.jpg

_DSC5190.jpg

_DSC5189.jpg

_DSC5189.jpg

_DSC5188.jpg

_DSC5188.jpg

_DSC5187.jpg

_DSC5187.jpg

_DSC5186.jpg

_DSC5186.jpg

_DSC5185.jpg

_DSC5185.jpg

_DSC5184.jpg

_DSC5184.jpg

_DSC5183.jpg

_DSC5183.jpg

_DSC5182.jpg

_DSC5182.jpg

_DSC5181.jpg

_DSC5181.jpg

_DSC5180.jpg

_DSC5180.jpg

_DSC5179.jpg

_DSC5179.jpg

_DSC5178.jpg

_DSC5178.jpg

_DSC5177.jpg

_DSC5177.jpg

_DSC5176.jpg

_DSC5176.jpg

_DSC5175.jpg

_DSC5175.jpg

_DSC5174.jpg

_DSC5174.jpg

_DSC5173.jpg

_DSC5173.jpg

_DSC5172.jpg

_DSC5172.jpg

_DSC5169.jpg

_DSC5169.jpg

_DSC5171.jpg

_DSC5171.jpg

_DSC5170.jpg

_DSC5170.jpg

_DSC5168.jpg

_DSC5168.jpg

_DSC5167.jpg

_DSC5167.jpg

_DSC5166.jpg

_DSC5166.jpg

_DSC5165.jpg

_DSC5165.jpg

_DSC5163.jpg

_DSC5163.jpg

_DSC5164.jpg

_DSC5164.jpg

_DSC5162.jpg

_DSC5162.jpg

_DSC5161.jpg

_DSC5161.jpg

_DSC5160.jpg

_DSC5160.jpg

_DSC5159.jpg

_DSC5159.jpg

_DSC5158.jpg

_DSC5158.jpg

_DSC5157.jpg

_DSC5157.jpg

_DSC5156.jpg

_DSC5156.jpg

_DSC5155.jpg

_DSC5155.jpg

_DSC5154.jpg

_DSC5154.jpg

_DSC5153.jpg

_DSC5153.jpg

_DSC5152.jpg

_DSC5152.jpg

_DSC5151.jpg

_DSC5151.jpg

_DSC5150.jpg

_DSC5150.jpg

_DSC5149.jpg

_DSC5149.jpg

_DSC5148.jpg

_DSC5148.jpg

_DSC5146.jpg

_DSC5146.jpg

_DSC5147.jpg

_DSC5147.jpg

_DSC5145.jpg

_DSC5145.jpg

_DSC5144.jpg

_DSC5144.jpg

_DSC5143.jpg

_DSC5143.jpg

_DSC5142.jpg

_DSC5142.jpg

_DSC5141.jpg

_DSC5141.jpg

_DSC5140.jpg

_DSC5140.jpg

_DSC5139.jpg

_DSC5139.jpg

_DSC5138.jpg

_DSC5138.jpg

_DSC5137.jpg

_DSC5137.jpg

_DSC5135a.jpg

_DSC5135a.jpg

_DSC5136.jpg

_DSC5136.jpg

_DSC5135.jpg

_DSC5135.jpg

_DSC5134.jpg

_DSC5134.jpg

_DSC5132.jpg

_DSC5132.jpg

_DSC5133.jpg

_DSC5133.jpg

_DSC5131.jpg

_DSC5131.jpg

_DSC5130.jpg

_DSC5130.jpg

_DSC5129.jpg

_DSC5129.jpg

_DSC5128.jpg

_DSC5128.jpg

_DSC5127.jpg

_DSC5127.jpg

_DSC5126.jpg

_DSC5126.jpg

_DSC5125.jpg

_DSC5125.jpg

_DSC5123.jpg

_DSC5123.jpg

_DSC5124.jpg

_DSC5124.jpg

_DSC5122.jpg

_DSC5122.jpg

_DSC5121.jpg

_DSC5121.jpg

_DSC5120.jpg

_DSC5120.jpg

_DSC5119.jpg

_DSC5119.jpg

_DSC5118.jpg

_DSC5118.jpg

_DSC5117.jpg

_DSC5117.jpg

_DSC5116.jpg

_DSC5116.jpg

_DSC5115.jpg

_DSC5115.jpg

_DSC5114.jpg

_DSC5114.jpg

_DSC5113.jpg

_DSC5113.jpg

_DSC5111.jpg

_DSC5111.jpg

_DSC5110.jpg

_DSC5110.jpg

_DSC5112.jpg

_DSC5112.jpg

_DSC5109.jpg

_DSC5109.jpg

_DSC5108.jpg

_DSC5108.jpg

_DSC5107.jpg

_DSC5107.jpg

_DSC5106.jpg

_DSC5106.jpg

_DSC5105.jpg

_DSC5105.jpg

_DSC5104.jpg

_DSC5104.jpg

_DSC5103.jpg

_DSC5103.jpg

_DSC5102.jpg

_DSC5102.jpg

_DSC5101.jpg

_DSC5101.jpg

_DSC5099.jpg

_DSC5099.jpg

_DSC5100.jpg

_DSC5100.jpg

_DSC5097.jpg

_DSC5097.jpg

_DSC5098.jpg

_DSC5098.jpg

_DSC5096.jpg

_DSC5096.jpg

_DSC5095.jpg

_DSC5095.jpg

_DSC5094.jpg

_DSC5094.jpg

_DSC5093.jpg

_DSC5093.jpg

_DSC5092.jpg

_DSC5092.jpg

_DSC5086.jpg

_DSC5086.jpg

_DSC5085.jpg

_DSC5085.jpg

_DSC5084.jpg

_DSC5084.jpg

_DSC5082.jpg

_DSC5082.jpg

_DSC5083.jpg

_DSC5083.jpg

_DSC5081.jpg

_DSC5081.jpg

_DSC5080.jpg

_DSC5080.jpg

_DSC5079.jpg

_DSC5079.jpg

_DSC5078.jpg

_DSC5078.jpg

_DSC5077.jpg

_DSC5077.jpg

_DSC5076.jpg

_DSC5076.jpg

_DSC5073.jpg

_DSC5073.jpg

_DSC5075.jpg

_DSC5075.jpg

_DSC5072.jpg

_DSC5072.jpg

_DSC5071.jpg

_DSC5071.jpg

_DSC5070.jpg

_DSC5070.jpg

_DSC5069.jpg

_DSC5069.jpg

_DSC5067.jpg

_DSC5067.jpg

_DSC5066.jpg

_DSC5066.jpg

_DSC5065.jpg

_DSC5065.jpg

_DSC5064.jpg

_DSC5064.jpg

_DSC5063.jpg

_DSC5063.jpg

_DSC5062.jpg

_DSC5062.jpg

_DSC5061.jpg

_DSC5061.jpg

_DSC5060.jpg

_DSC5060.jpg

_DSC5059.jpg

_DSC5059.jpg

_DSC5058.jpg

_DSC5058.jpg

_DSC5057.jpg

_DSC5057.jpg

_DSC5056.jpg

_DSC5056.jpg

_DSC5055.jpg

_DSC5055.jpg

_DSC5054.jpg

_DSC5054.jpg

_DSC5053.jpg

_DSC5053.jpg

_DSC5052.jpg

_DSC5052.jpg

_DSC5051.jpg

_DSC5051.jpg

_DSC5049.jpg

_DSC5049.jpg

_DSC5050.jpg

_DSC5050.jpg

_DSC5048.jpg

_DSC5048.jpg

_DSC5040.jpg

_DSC5040.jpg

_DSC5046.jpg

_DSC5046.jpg

_DSC5039.jpg

_DSC5039.jpg

_DSC5038.jpg

_DSC5038.jpg

_DSC5037.jpg

_DSC5037.jpg

bottom of page